sábado, 5 de novembro de 2016

Aula invertida

O conceito de aula invertida é muito interessante, pois a disponibilidade do conteúdo antecipadamente aos alunos, seja através de textos, vídeos, recursos multimídia,ou a combinação de ambos, estabelece um contato do aluno com o material, despertando seu interesse. Durante a aula, o professor pode provocar discussões e troca de idéias, ampliando o conceito e desenvolvendo no aluno a percepção da necessidade do mesmo se responsabilizar pela busca do conhecimento e da sua participação ativa na construção do aprendizado significativo. Os momentos de interação na sala de aula se tornarão mais significativos, na medida que o conteúdo já estará "pré aquecido" na mente dos alunos, possibilitando uma maior amplitude na exploração do tema. Segundo matéria publicado o G1 por Andrea Ramal, os resultado são animadores: A metodologia tem alcançado resultados positivos, com impacto nas taxas de aprendizagem e de aprovação, como também no interesse e na participação da turma. Disseminada nos últimos anos pelos professores norte-americanos Jon Bergmann e Aaron Sams, foi testada e aprovada por universidades classificadas entre as melhores do mundo, como Duke, Stanford e Harvard. Em Harvard, nas classes de cálculo e álgebra, os alunos inscritos em aulas invertidasobtiveram ganhos de até 79% a mais na aprendizagem do que os que cursaram o ensino tradicional. Na Universidade de Michigan, um estudo mostrou que os alunos aprenderam em menos tempo. O MIT (Massachusetts Institute of Technology) considera a Flipped Classroomfundamental no seu modelo de aprendizagem. O método é adotado em escolas da Finlândia e vem sendo testado em países de alto desempenho em educação, como Singapura, Holanda e Canadá.

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