sábado, 5 de novembro de 2016

Professores porque?

George Gusdorf (1912-2000) filósofo francês que pensou sobre o papel e a importância do Professor em uma nova sociedade. Em “professores para que?” publicado em 1963, discorre sobre a relação professor-aluno, o papel do professor em uma sociedade tecnológica e o papel do professor como facilitador dos saberes. Para ele, a relação aluno deve ser direta e igualitária, criando condições não somente do aluno aprender com seu mestre, mas proporcionar troca de experiências, onde ambos cresçam. Para o filósofo, o professor pode provocar uma transição do papel de professor, onde se ensina a todos a mesma coisa, produzindo uma entrega eficiente dos saberes, para o papel de mestre. O mestre provoca uma impressão tão forte na mente dos alunos, que, mesmo após sua morte, continua vivo, porque fez diferença na construção do seu conhecimento. O mestre não só impõe sua palavra, mas gera troca de conhecimento, aprendendo com seu aluno. Por fim, o texto enfatiza que a presença do professor é fundamental para a construção, entendimento e reprodução do conhecimento, independente da forma e do recurso tecnológico utilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário