ZDP - Zona de desevolvimento proximal, conceito desenvolvido pelo sociointeracionista lev vygotsky que descreve o potencial de aprendizado de cada aluno, com base no seu ZDR, Zona de desenvolvimento real, ou seja, aquilo que ele já aprendeu.
sábado, 5 de novembro de 2016
condicionamento social
Sobre a afirmação:"Ao nascermos, somos inseridos em um mundo no qual as interações sociais são determinantes", Lembro que a educação, considerada no sentido amplo, “compreende os processos formativos que ocorrem no meio social, nos quais estão envolvidos de modo necessário e inevitável, pelo simples fato de existirem social” (LIBÂNEO, p.17).
A educação pode ocorrer de modo não intencional, onde as interações sociais influenciam nosso comportamento ou, a educação intencional, onde a intenção e objetivo específico de passar um conhecimento, formar uma habilidade ou condicionar uma atitude. As duas formas tem em comum a subordinação às expectativas e condicionamentos sociais, que nos impõe um conjunto de regras, objetivos e posturas sociais, ideológicas ou políticas visando ao bem comum da sociedade.
A prática educativa vai assumindo forma e conteúdo de acordo com essas expectativas, cabendo á educação superior a formação do homem para atender aos anseios não somente de formação profissional, mas na formação do cidadão politicamente responsável e socialmente comprometido com as realidades que o cerca.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário