sábado, 5 de novembro de 2016

Ensinar por competências

Conforme proposta, segue reflexões sobre o ensino com foco em competências 1. Porque ensinar com foco em habilidade e competências? A formação superior, pressupõe a formação em três dimensões da vida do ser humano, de acordo com o artigo do professor Gilberto Teixeira “o proceso de ensino-aprendizagem e o papel do professor como gestor do pensar”: - A formação das pessoas (subjetiva ou da consciência) - A formação profissional, que produz a formação técnica para o exercício produtivo. - A formação do cidadão (político-social). A formação por competência, baseado na definição do termo: um conjunto de conhecimentos (saberes), habilidades (saber fazer) e atitudes (saber ser, aspectos éticos, cooperação, solidariedade, participação), integra as três dimensões propostas na formação integral do homem. 2. É possível trabalharmos pautados em competências e habilidades na educação superior? É possível e necessário, uma vez que que o papel do professor evoluiu de um repassador de informações para um desenvolvedor humano, não com foco na formação técnica, mas multidimensional do homem. As aulas devem se tornar em um ambiente propício para a troca de experiências com aplicação prática do conhecimento. Giussani (2000) afirma que o objetivo da educação é o de formar um homem novo; portanto, os fatores ativos da educação devem estimular o educando agir cada vez mais por si próprio, e sempre mais por si enfrente o ambiente. É preciso então, de um lado, colocá-lo constantemente em contato com todos os fatores do ambiente; de outro, deixar-lhe a responsabilidade da escolha, seguindo uma linha evolutiva determinada pela consciência de que o aprendente deverá chegar a ser capaz de, perante qualquer situação, ter autonomia. Ou seja, em um ambiente moderno, onde as coisas estão em constante mudança, o homem tem que construir suas próprias respostas para os problemas que vão surgindo, com a consciência de que não existe respostas prontas, mas que estas devem ser adaptadas às novas demandas. 3. Nesta perspectiva o que muda na relação professor conhecimento-aluno? O professor Gilberto Teixeira, ainda no mesmo ensaio, ensinar vem do latim insignare, ou marcar com um sinal, no sentido de indicar um caminho, um sentido. Cita Gadotti (2004) afirmando que ser professor é viver intensamente o seu tempo, com consciência e sensibilidade. O professor não só transforma a informação em conhecimento, mas forma pessoas com consciência crítica, constroem sentido para vida dos seres humanos e para a humanidade. Não há mais espaço para professores donos de um saber, mas só aqueles que tenham a humildade de ser também eles aprendizes. A única diferença entre o professor e alunos, é que estes são profissionais do ensino e por isso comprometidos com o aprender e ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário