sábado, 5 de novembro de 2016

Lev Vygotsky - corrente interacionista

Lev Vygotsky, representante da corrente interacionista, defende a teoria de que o homem, a despeito de suas funções cerebrais únicas, as funções psicológicas se desenvolvem a partir das relações entre indivíduo e o meio externo. A linguagem estabelece uma distinção fundamental do homem, modo com o qual comunica símbolos que permitem uma apreensão maior e melhor da realidade, quando da interação entre o indivíduo o meio externo. Uma criança tem o potencial biológico de se desenvolver intelectualmente, mas se não interagir não se desenvolverá. Um menino encontrado em Kalunga na Rússia, criado por lobos, andava de quatro, rosnava como e mordia como se fosse lobo. Vygotsky propõe a ideia de ZDR (Zona de desenvolvimento real) e ZDP (zona de desenvolvimento proximal). A ZDR representa o desenvolvimento já alcançado e ZDP o desenvolvimento que o aluno pode atingir, ou seja, o que ele já absorveu e o que ele pode absorver, considerando seu potencial. A interação produz troca de conhecimento e experiência, que geram ramificações e ligações que servirão de material para uma nova construção mental. A mediação do professor conduz o aluno na medida em que dá o reforço positivo, o feedback que estimula o mesmo a continuar buscando o conhecimento. O professor é o mediador entre o aluno e o mundo, aquele que avalia e descobre seu ZDP atuando como ponte entre o real e o potencial deste. Abaixo, vídeo sobre Vygotsky https://www.youtube.com/watch?v=YJla-2t-HRY Entendo que os postulados de Vygotsky deram contribuição para métodos diferenciados como o Interteaching. Segundo Boyce e Hineline (2002), a aprendizagem é algo que a pessoa faz, não algo que acontece a ele ou ela. Diante disso o ensino promoverá a facilitação da aprendizagem e não apenas a disponibilização da informação. Vygotsky expõe a teoria de que a história cultural e as interações sociais das pessoas (sociogênese) imprimem no indivíduo uma percepção particular de cada fenômeno psicológico (mircrogênese), a internalização do conhecimento, da experiência. O método Interteaching cria condições para que a interação entre indivíduos produza transmissão de internalizações mútuas, na media que alternam papéis de aluno e professor, e se informam e se avaliam um ao outro. A avaliação do colega feito durante a discussão produz a imediaticidade da consequência defendida por Skinner, o que reforça o interesse em continuar aprendendo. Nesse momento, dada a importância do evento para construção do aprendizado progressivo, ideal que haja a presença do tutor, principalmente quando houver discordância ou dúvidas quanto ao feedback do colega. Segundo Boyce e Hineline, quanto maior a variação de colegas no decorrer do semestre, maior eficácia do método, entendendo a importância das interações diversas no aprendizado.

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